domingo, 31 de maio de 2009

Reforma Psiquiátrica - Revista Saúde em Debate

Leia no link http://www.saudeemdebate.org.br/UserFiles_Padrao/File/rsdsaudemental.pdf - Revista Saúde em Debate - Escola Nacional de Saúde Pública, edição completa sobre Reforma Psiquiátrica e Saúde Mental.

Laços de Corrupção (Laboratórios Farmacêuticos)

Leia no link http://www4.ensp.fiocruz.br/radis/79/pdf/radis_79.pdf página 30 - Laboratórios Farmacêuticos e Médicos - Laços de Corrupção (resumo), denúncia feita por Marcia Angell, patologista catedrática do departamento de medicina social da Harvard Medical School.
O artigo traduzido na íntegra está no link - www.ensp.fiocruz.br/ra-dis/ 79/web-04.html.
Seu último livro publicado no Brasil foi A verdade sobre os laboratórios farmacêuticos, Record.

VIII Congresso Internacional de Salud Mental y Derechos Humanos

Informações e Incrições - www.madres.org

http://mail.google.com/mail/?ui=2&ik=0a6626da29&view=att&th=1219725e5e262d77&attid=0.1&disp=inline&zw

terça-feira, 19 de maio de 2009

Audiência Pública no Senado - Assunto: Política Nacional de Saúde Mental

Na última sexta-feira (14/05), a Coordenação Nacional de Saúde Mental recebeu pela manhã convocação de última hora para audiência pública no Senado, sobre a "Política Nacional de Saúde Mental", que acontecerá na terça, dia 19/05. A convocatória é da senadora Rosalba Carli, do DEM-RN (vixe!), presidente da Comissão de Assuntos Sociais. O documento tem a assinatura de outros senadores. Composição da Mesa: Ministério da Saúde, Helena Kalil da Unifesp, Antonio Geraldo e Hélio Lauar da ABP. Curiosamente, também na sexta-feira, no seminário do Ministério Público Federal denominado "O Insano Sistema de Saúde Mental", em Brasília, participaram Germano Bonow, Valentim Gentil e o João Alberto. Quer mais? Foi, igualmente nessa sexta-feira, o mesmo dia da publicação do artigo do João Alberto, "Faz de Conta na Saúde", no Globo. "Sexta-feira, 13" perde de lavada. A audiência é iniciativa do Antonio Geraldo, organicamente ligado à Associação Brasileira de Psiquiatria, entidade que acaba de anunciar a contratação de uma assessoria parlamentar permanente. Não é à toa que a audiência cai na semana do 18 de maio. A intencionalidade é gritante. O cenário do Senado, como se sabe, é marcado pela polarização, com maioria anti-governo. A psiquiatria tradicional não dorme de touca. Alô militantes antimanicomais de todo o Brasil, a luta continua!
Envie mensagens em defesa da reforma psiquiátrica brasileira para os e-mails dos senadores:
Senadora ROSALBA CIARLINI rosalba.ciarlini@senadora.gov.br,
Senador FLÁVIO ARNS flavioarns@senador.gov.br,
Senador INÁCIO ARRUDA inacioarruda@senador.gov.br
Senador AUGUSTO BOTELHO augusto.botelho@senador.gov.br

domingo, 17 de maio de 2009

Clínica Peripatética

... A Reforma Psiquiátrica, longe de reduzir-se a bandeiras ideológicas, traz para a clínica uma exacerbação de complexidade. A consulta psiquiátrica, a entrevista psicológica e a visita domiciliar, os grupos terapêuticos e as oficinas de arte e de produção são recursos pobres para o atendimento de pessoas que não demandam, que não possuem cultura psi ou que se violentam de diversas formas.
As seções de família em domicílio, as atividades ocorridas no território sem a participação direta de profissionais da saúde mental, as discussões de caso realizadas no percurso que vai da Unidade de Saúde até o domicílio dos usuários, os agenciamentos produzidos com organizações de cooperação religiosas ou com produções de arte, são novos settings terapêuticos mais eficazes e sintonizados com as novas formas de doença mental ...
... A saúde mental operada no território é uma práxis complexa, em oposição à simplificação que faz funcionar um manicômio. Os trabalahdores de saúde mental deveriam sempre se lembrar que a razão de sua existência é o manicômio. O percurso clínico pelo território geográfico e pelo território existencial com as pessoas que pretendemos ajudar imprime uma intensidade e uma vertigem à experiência que funciona como um antídoto ao corporativismo e à estreiteza dos profissionais ...
Trecho do livro Clínica Peripatética - Antonio Lancetti

quarta-feira, 13 de maio de 2009

Comemorações do Dia Nacional da Luta Antimanicomial em Araxá

Programação:

15/05 - 9h às 17h
16/05 - 9h às 13h

Local: Centro de Cultura - Rua Olegário Maciel (Boa Vista)

Exposição de artes e artesanato dos usuários, trabalhadores e voluntários do Serviço de Saúde Mental (colaboração das várias Unidades de Saúde e PSFs);
Apresentação de Peça Teatral;
Apresentações Musicais - Dra Karina - Grupo de Diabéticos (Priscila e Jorge) - usuários e colaboradores do Serviço de Saúde Mental;
Apresentação de imagens e filmes afins.
18/05 - Em Uberaba
Participação de Supervisão e Conferência com Antonio Lancetti.

terça-feira, 12 de maio de 2009

Leitos de Atenção Integral em Saúde Mental

São considerados Leitos de Atenção Integral em Saúde Mental todos os recursos de hospitalidade e acolhimento da rede de atenção à saúde mental (leitos dos Hospitais Gerais, dos CAPS III, das emergências gerais, dos Serviços Hospitalares de Referência para Álcool e Drogas, quando articulados em rede – podendo estar associados aos leitos de hospitais psiquiátricos de pequeno porte, quando eles existirem. Estes leitos devem ofertar o acolhimento integral ao paciente em crise, devendo estar articulados e em diálogo com outros dispositivos de referência para o paciente. A tendência é de que esta rede de leitos de atenção integral, à medida de sua expansão, e à medida da expansão de toda rede aberta de atenção à saúde mental, apresente-se como substitutiva à internação em hospitais psiquiátricos convencionais. Para tanto, é preciso investimento dos gestores em regulação - os leitos de atenção integral em saúde mental são um componente essencial da porta de entrada da rede assistencial e um mecanismo efetivo de garantia de acessibilidade. Para estimar a quantidade necessária de leitos de atenção integral em saúde mental, o Ministério da Saúde adotou os parâmetros contidos nas "Diretrizes para a Programação Pactuada e Integrada da Assistência à Saúde".
Nessas diretrizes, os contextos locais de rede fazem diferença :
a) Onde existir uma rede de atenção integral efetiva, o parâmetro de cobertura pode variar de 0.1 a 0.16 leitos de atenção integral por 1.000 habitantes. Note-se que uma rede efetiva é aquela composta por diversos dispositivos (CAPS, SRTs, Programa de Volta Para Casa, saúde mental na atenção básica, ambulatórios, leitos em hospitais gerais, etc.) e que foi capaz de efetivamente controlar a porta de entrada das internações, reduzir as internações, reduzir o tempo médio de permanência das internações, reduzir consideravelmente os leitos ou fechar hospitais psiquiátricos.
b) Onde existir uma rede com baixa resolutividade, o parâmetro de cobertura é de até 0.24 leitos de atenção integral por 1.000 habitantes. Para cada contexto, parâmetros diferentes - quanto melhor a efetividade da rede, menor a necessidade de Leitos de Atenção Integral.
Ministério da Saúde
Coordenação Nacional de Saúde Mental

Crise

"Não pretendemos que as coisas mudem, se sempre fazemos o mesmo. A crise é a melhor bênção que pode ocorrer com as pessoas e países, porque a crise traz progressos.
A criatividade nasce da angústia, como o dia nasce da noite escura. É na crise que nascem as invenções, os descobrimentos e as grandes estratégias. Quem supera a crise, supera a si mesmo sem ficar "superado".
Quem atribui à crise seus fracassos e penúrias, violenta seu próprio talento e respeita mais aos problemas do que às soluções. A verdadeira crise é a crise da incompetência. O inconveniente das pessoas e dos países é a esperança de encontrar as saídas e soluções fáceis. Sem crise não há desafios, sem desafios, a vida é uma rotina, uma lenta agonia. Sem crise não há mérito...
É na crise que se aflora o melhor de cada um. Falar de crise é promovê-la e calar-se sobre ela é exaltar o conformismo.
Em vez disso, trabalhemos duro. Acabemos de uma vez com a única crise ameaçadora, que é a tragédia de não querer lutar para superá-la."
Einstein

















sábado, 9 de maio de 2009

Educação Continuada: O Trabalho Com Gestantes e Família Grávida

Começou hoje em Araxá, a segunda turma do Curso de Educação Continuada - O Trabalho Com Gestantes e Família Grávida, que faz parte do Projeto MATERNAR; uma iniciativa do Setor de Saúde Mental da Secretaria Municipal de Saúde. Local: Santa Casa. A abertura de uma terceira turma já foi solicitada por diversos profissionais. Continuem divulgando! As inscrições podem ser feitas no Ambulatório de Saúde Mental - 3691.7138 e 3691.7137.

Congresso Internacional: Saúde Mental e Reabilitção Psicossocial

Data: 11 à 13 de junho em Porto Alegre.
Centro de Eventos Plaza São Rafael.

http://www.ulbra.br/saudemental/programa.htm

terça-feira, 5 de maio de 2009

Programa Aninhar em Perigo

O Programa Aninhar de atendimento Humanizado ao RN e família, que atende 92% dos bebês e suas famílias em Uberlândia, favorecendo atendimento e orientação em Amamentação, realizando teste do Pezinho e orientações sobre o primeiros cuidados com o bebê, corre o perigo de ter suas atividades modificadas e encerradas! O Programa que foi uma das bandeiras políticas levantadas pelo atual prefeito, que teve a dedicação e o apoio do mesmo, agora se encontra fragilizado em suas bases, pois correntes dentro da própria Secretária de Saúde desejam retirar destas salas a coleta do teste do pezinho, que é o chamariz, o que primeiramente atrai a população para este local. A retirada deste teste destas salas levaria a uma grande diminuição do número de famílias atendidas, já que as mesmas não precisariam ir até o local para coletar o teste do Pezinho, e consequentemente milhares de famílias deixariam de receber os benefícios que esta sala proporciona, principalmente as orientações oferecidas para a família nos primeiros dias de vida de amamentação e de cuidados com o bebê. Com a diminuição do fluxo de pessoas nesta sala, não haveria razão de manter a estrutura destes locais, especialmente decorados, com técnicas altamente capacitadas, o que levaria ao fechamento destas salas em questão de meses.

Lembrando... Estas salas existem uma em cada UAI, com decoração doada em grande parte pela comunidade que abraçou a causa, profissionais altamente treinados para atendimento das mães, dos bebês, assim com da família ( pais e avós) de forma especial, das 7:00 as 18:30. Dizem as famílias que a consulta é até melhor que em muitos consultórios particulares, só que tem que esperar um pouco para ser atendido, pois o atendimento é individualizado. Tem até médicos Ginecologistas particulares que encaminham pacientes da rede privada que têm problemas com a amamentação , para irem às salas serem orientadas. Desde que a salas foram criadas, o Banco de Leite da UFU duplicou seus estoques de leite materno, pois nestas salas é incentivada a doação de leite. São diversos os depoimentos de quanto estas salas mudaram a vida de muitas famílias, que não tinham dinheiro para comprar o leite para o bebê e conseguiram amamentar, não precisando mais de outros leites, mas somente do peito da mãe. O perigo está na diminuição do fluxo de pessoas nestas salas com a retirada do teste do pezinho, pois as funcionárias contratadas especialmente para esta finalidade, podem ser rodiziadas, ou seja, deslocadas para toda a UAI, e outras funcionárias não específicas podem ser escaladas para esse trabalho, havendo uma queda significativa na qualidade do atendimento, contribuindo para que este Programa morra em pouco tempo.

Devemos enquanto povo de Uberlândia, mulheres e mães que são gratas a esta sala ou um dia serão, pelo maravilhoso atendimento, como eu fui ... lutar para que este benefício conquistado não nos seja retirado. Nos unamos mães, famílias de Uberlândia para que as Salas do Programa Aninhar sejam mantidas no seu formato original, com as cinco ações ( amamentação, teste do Pezinho, cuidados com bebês, cuidados com a nutriz e prevenção da icterícia), com o atendimento por profissionais treinadas apenas "As Aninheiras", como são chamadas amorosamente pelo povo.

Dr. Odelmo e Sra. Ana Paula sempre acreditaram nestas salas, não podem deixar que correntes dentro da própria secretaria de saúde fragilizem este serviço tão bom, que atende com zelo as famílias uberlandenses. Espero que o Dr. Odelmo lute mais uma vez pelo POVO e nos ajude para que as salas do Programa Aninhar se mantenham vivas, como estão, desde 2004.

Conto com cada um de vocês.

Assinado: Uma Mãe Uberlandense !


IMG_9331 Dra. Luciana Herrero

Pediatra, Educadora peri-natal

Consultora internacional de Amamentação – IBLCE