quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

QUALIFICAÇÃO EM SAÚDE MENTAL PARA ATENÇÃO PRIMÁRIA EM SAÚDE



Durante o desenvolvimento do projeto de Matriciamento entre as equipes de Saúde Mental e Saúde da Família, durante 6 meses no ano de 2010, observaram-se muitos pontos positivos, como: a resolutividade de casos complicados de cuidado de crise envolvendo algumas equipes de Saúde da Família e SM; envolvimento no processo para discussão de casos entre as equipes de Saúde da Família e SM; equipes de ESF identificaram novos casos e demanda de cuidados, com comprometimento, acompanhamento e discussão dos mesmos. Mas, observa-se que muito ainda necessita ser construído e cuidado, pois é um campo vasto e com territórios e histórias diferentes, por isso, durante o trabalho desenvolvido, trouxeram cada PSF, sua própria demanda, que em alguns aspectos ressoou com a demanda observada em outros e nos guia pelo presente projeto como um analisador de seu território, norteador do início de um trabalho de ampliação do campo de visão e construção de uma prática clínica mais potente dentro de seu espectro territorial e para além dele. Entendendo ai, que o conceito de cuidado ultrapassa a clínica e a visão da saúde, formando um corpo diversificado, constantemente em construção, buscando dispositivos e contatos na comunidade, instituições, entidades, ou mesmo criando novos dispositivos que ampliem o cuidado e a vida.
Quanto às demandas apresentadas pelas equipes de Saúde da Família, dizem respeito à assistência, tais como: formação de grupos de família e oficinas na ESF, capacitação das equipes quanto aos conteúdos de psicopatologia, psicofármacos, e abordagem ao usuário da Saúde Mental. Entendendo que a afinação e diálogo entre ESF e SM são base de toda a intervenção na APS, é uma interface importante onde se unem dois saberes, que acabam por multiplicar-se em outros.
Assim, tal proposta, não invalida a proposta de matriciamento entre as equipes de ESF e SM, mas reforça seus objetivos e sua potencialidade, agregando-lhe um valor maior, ampliando a corresponsabilização do cuidado, a criação de vínculo com o usuário, e repensando a questão de encaminhamentos, bem como o fluxo de referência e contra referência.


Teve início hoje,17/02/2011, a Qualificação em Saúde Mental, através de uma Aula Introdutória ministrada pelo Dr. Tadeu Felipe Pires, Psiquiatra da Saúde Mental de Araxá. Estiveram presentes profissionais da Atenção Primária em Saúde - enfermeiros, médicos, psicólogos, assistentes sociais - que discutiram sobre os próximos passos do projeto, como seus eixos temáticos, organização do cronograma e possibilidades de intervenções in loco.

BIBLIOGRAFIA SUGERIDA
AFONSO, Lucia (org). Oficinas em dinâmica de grupo na área de saúde. Belo Horizonte: Edições do Campo Social, 2002.

AFONSO, Lucia (org). Oficinas em dinâmica de grupo: um método de intervenção psicossocial.Belo Horizonte: Edições do Campo Social, 2003.

BAREMBLITT, Gregório (org). Grupos: Teoria e técnica. Rio de Janeiro: Edições Graal, 2ª Edição, 1986.

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Coordenação de Saúde Mental e Coordenação de Gestão da Atenção Básica. Saúde Mental e Atenção Básica. O vínculo e o diálogo necessários. Inclusão das ações da Saúde Mental na Atenção Básica. Circular Conjunta nº01/03 de 13/11/2003.

CAMPOS, Rosana Onocko; Gama, Carlos. Saúde Mental na Atenção Básica. In: Campos, G. W. S. et al. (org.). Manual de Práticas de Atenção Básica: saúde ampliada e compartilhada. São Paulo: Hucitec, 2008

CREMESP. Transtornos psíquicos exigem clínicos capacitados na atenção primária. In: Jornal do CREMESP – Órgão Oficial do Conselho Regional de Medicina de SP, Nº277, Dezembro, 2010, p.10.

LANCETTI, Antonio. Clínica Peripatética. São Paulo: Edit. Hucitec, 2006. Saúdeloucura 20, Série Políticas do Desejo.

LANCETTI, Antonio. Grupos e Coletivos, Saudeloucura 4. São Paulo: Edit Hucitec, 2ª Edição

LANCETTI, Antonio. Saúde em debate, Saudeloucura 1. São Paulo: Edit Hucitec, 2ª Edição

LANCETTI, Antonio. Saúde Mental e Saúde da Família, Saudeloucura 7. São Paulo: Edit Hucitec, 2ª Edição

MACKINNON, Roger A. et al. A Entrevista Psiquiátrica na prática clínica. Porto Alegre: Edit. Artmed, 2008.

MILLER, W.R. e ROLLNICK, S. Entrevista Motivacional: preparando as pessoas para a mudança de comportamentos adictivos. Porto Alegre: Artmed Editora, 2001.

MINAS GERAIS. Secretaria do Estado de Saúde. Atenção em Saúde Mental. Marta Elizabeth de Souza. Belo Horizonte: SESMG, 2007, 2ª Edição.

SARACENO, Benedetto. Libertando identidades. Da reabilitação psicossocial à cidadania possível. Belo Horizonte/Rio de Janeiro: Editora Te Corá/Instituto Franco Basaglia, 1999.

SOUZA, José C. e CAMARGO, Duílio A. Psicofarmacologia e Equipe multidisciplinar. Campo Grande: Editora UCDB,2002.

TOY, Eugene C. Casos clínicos em Psiquiatria. Porto Alegre: Artmed, 2005.

YALOM, Irving D.. Psicoterapia de Grupo- teoria e prática. Porto Alegre: Artmed, 2006.

BLOGS:
saudementalaraxa.blogspot.com
jorgebichuetti.blogspot.com

domingo, 6 de fevereiro de 2011

Coordenação Nacional de Saúde Mental - Roberto Tikanori

O Secretário de Atenção à Saúde, Helvécio Miranda Magalhães Júnior, comunica aos gestores e funcionários do SUS nas suas várias instâncias, que foi convidado e aceitou assumir a Coordenação de Saúde Mental do Ministério da Saúde, o Prof. Dr. Roberto Tikanori. Médico psiquiatra, o novo coordenador é uma das grandes referências nacionais em saúde mental, já colaborou com o MS em várias oportunidades e tem uma longa história no movimento da reforma psiquiátrica no Brasil. Significa para a atual gestão do Ministério, a sinalização concreta e a oportunidade de aprofundar os dispositivos da reforma e qualificar cada vez mais a rede substitutiva humanizada da saúde mental no país, no marco dos dez anos da comemoração da Lei Antimanicomial. É médico psiquiatra da SMS de Santos e Professor da Universidade Federal de São Paulo. O Secretário aproveita para agradecer e reconhecer o excelente trabalho realizado até então pelo antigo coordenador Pedro Gabriel Delgado, substituído a seu pedido.



HELVÉCIO MIRANDA MAGALHÃES JUNIOR