terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Lições de Baremblitt

CURA, ALTA, EMANCIPAÇÃO E MILITÂNCIA

Fim de tarde. O crepúsculo forja uma quietude serena. Nem sempre...
Durante um ano, mês a mês, tínhamos supervisão de equipe. A equipe do CAPS se reunia e se via, com a co-visão de Baremblitt.
Ele é sempre um supervisor precioso. Atento, criativo. Se dá por inteiro. Nós, infelizmente, por um longo tempo lhe aturdimos com o mesmo: queixas, lamúrias e lamentações. - Gregorio, e os crônicos? ... - O que fazer?...
- Ah! Eles participam pouco ... - Não damos alta.
Paciente, tudo ouvia. Orientava... Não negava nossa angústia. Nem dizia que era angústia retrógrada, pois desde Rotelli todos já havíamos abandonado o conceito de cura, adotávamos o de emancipação.
Um dia já exausto, olhou-nos com carinho e firmeza (sabedoria à flor da pele), sabedoria ímpar, e assinalou: - Alta, nesta clínica, é militância! ... Deixar o lugar de doente, usuário, e conquistar o espaço da luta. Alguma luta ... Núcleos da luta antimanicomial por local de moradia, outras lutas ... Lutas ...
Até hoje, repercute sua fala ... e eloqüente a sentimos verdadeira.
Só deixamos o lugar de vítimas se ocupamos o espaço de guerreiros, lutadores ...
Postado por Jorge Bichuetti em

3 comentários:

  1. Eis o que nos resta: arregaçar as mangas e ir a luta!
    Perdemos uma batalha. Não perdemos a guerra!
    Patricia

    ResponderExcluir
  2. É, isso aí, talvez o mais importante nem seja o local, mas as ações que serão empreendidas para a emancipação dos usuários e sua inserção na militância. Em frente!

    ResponderExcluir
  3. É isso aí!!!
    Somos o que vivemos e acreditamos, cuidamos da VIDA! É como no olhar do nosso amigo Jorge: "No cuidado da crise, todo processo depende de uma produção de uma ética. De uma ética que produz cuidado; e um cuidado que produz ética. Ética inclusiva. Direito à diferença. Ética dionísica. Dos bons encontros e das paixões alegres. Uma ética de afirmação de vida. De uma vida para além do razoável; do previsto, do proscrito e do indiferente. Pode-se perceber que o cuidado de crise é, também, e essencialmente, um dispositivo de subjetivações livres. Ele libera a vida de suas amarras. Um duplo-devir, novo homem e nova terra."
    Isso é vida, e vida, é luta constante!!!!!
    Se necessário for, seremos boas guerreiras, COM VIDA!

    ResponderExcluir