terça-feira, 20 de abril de 2010

PREFEITURA MUNICIPAL DE ARAXÁ RECEBE CERTIFICADO WORLD ALLIANCE FOR BREASTFEEDING ACTION (WABA)


A Prefeitura Municipal de Araxá, através da Secretaria de Saúde recebe o certificado da WABA. 
A Aliança Mundial para Ação em Aleitamento Materno é uma rede global de indivíduos e organizações envolvidas com a Proteção, Promoção, Apoio e Pesquisas em prol do Aleitamento Materno em todo o mundo. A WABA engloba grupos de mães, grupos de apoio às mães, profissionais de saúde, defensores do Código Internacional para Comercialização de Alimentos para Lactentes e outros. A principal ação da WABA á a SEMANA MUNDIAL DO ALEITAMENTO MATERNO que é celebrada desde 1990 em mais de170 países. A WABA baseia-se na Declaração de Innocenti, nos Dez Passos para Nutrir o Futuro e o Global Strategy for Infant & Young Child Feeding. 
O lema 2009 foi: AMAMENTAÇÃO: RESPOSTA VITAL ÀS EMERGÊNCIAS. VOCÊ ESTÁ PREPARADO? 
Nestes tempos difíceis para os cuidados de saúde, a política do Aleitamento Materno é a maneira mais economicamente eficiente de prestar cuidados de saúde primários à população mãe-bebê. 
Muitas vezes as mães são culpabilizadas por não amamentarem. Dentre as causas do desmame precoce estão a falta de informação das pessoas acerca da superioridade do leite materno e das desvantagens da introdução precoce de outros leites substitutos para a saúde e desenvolvimento infantil. Também a falta de habilidade e atualização dos profissionais de saúde no manejo das dificuldades da amamentação são responsáveis pelo desmame dos bebês. E ainda o marketing agressivo e eficiente por parte dos fabricantes de fórmulas leva ao desmame precoce dos bebês.   
Sabe-se que o Aleitamento Materno é a primeira linha de defesa em uma emergência maximizando as chances de sobrevivência. As emergências podem ocorrer em qualquer lugar do mundo. Qualquer que seja a emergência, do terremoto, de conflitos, de ocorrência de inundações para a pandemia da gripe, a história é a mesma: a amamentação constitui um salva-vidas e um escudo que protege as crianças em situação de emergência. 
A alimentação natural é o primeiro hábito alimentar e mais do que simples ideologia constitui um verdadeiro direito fundamental ligado à vida saudável da criança e, por muitas vezes garantidor da própria vida. Estima-se que a vida de seis milhões de crianças, a cada ano, poderia ser salva se adotadas as recomendações da OMS.  
A Organização Mundial de Saúde e UNICEF recomendam a iniciação precoce do Aleitamento Materno Exclusivo até 6 meses e amamentação completada até 2 anos ou mais. Aleitamento Materno exclusivo é quando o bebê recebe apenas leite humano e apenas vitaminas ou medicamentos de que necessita.
 Está comprovado que o leite humano proporciona nutrição de alta qualidade para a criança, contribuindo para seu crescimento e desenvolvimento. 
O leite Humano contém uma variedade de propriedades anti-infecciosas, incluindo imunoglobulinas, glóbulos brancos, fator bífidus reduzindo a morbi-mortalidade infantil ao diminuir a incidência de doenças infecciosas como infecções intestinais, otites, alergias, diabetes, obesidade, hipertensão e colesterolemia na idade adulta. Pesquisas recentes demonstram que estes benefícios aumentam com a exclusividade do aleitamento materno na infância e com a manutenção do aleitamento na infância e com a manutenção do aleitamento na época de introdução da alimentação complementar.
A amamentação contribui também para a saúde da mulher, reduzindo riscos de anemia e hemorragia pós-parto, de câncer de mamas e ovários proporcionando benefícios econômicos para a família e a nação.
 

O uso de outros leites que não o humano, tem um preço elevado para as mulheres e o sistema de saúde em geral. A amamentação reduz a hemorragia pós-parto que é líder na causa da mortalidade materna mundial. A fórmula em casos de emergência, é extremamente perigosa mesmo se devidamente preparada. Ativa e passivamente prejudica o sistema imunológico dos bebês, colocando-os em risco de vida, diarréias, alergias e doenças respiratórias. 
Araxá como uma das poucas cidades de Minas firmou seu compromisso para a WABA em 2009. Assim recebe agora direto da Malásia a certificação WABA pelas atividades realizadas.  Araxá em consonância com as diretrizes do MS, UNICEF, IBFAN, políticas de saúde estadual vem desenvolvendo atividades de apoio, promoção e proteção ao Aleitamento Materno através do Projeto MATERNAR. As atividades se iniciaram em maio de 2009 precedendo a celebração da Semana Mundial da Amamentação 2009.
O projeto MATERNAR nasceu no setor de Saúde Mental e é aberto a todas as secretarias, setores e profissionais uma vez que a amamentação é responsabilidade de todos. A amamentação além de constituir prática alimentar ideal para a saúde e bom desenvolvimento infantil é facilitadora do apego mãe-filho, a base para estruturação psíquica saudável. 
O Brasil deve cumprir os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, em especial o quarto Objetivo, cuja meta é a redução da mortalidade infantil. 
Assim a Secretaria Municipal de Saúde de Araxá tem priorizado a política de amamentação no sentido de diminuir a mortalidade materno-infantil no município e região. Algumas ações do MATERNAR foram treinamentos de estudantes e pessoal da saúde do município e microrregião, implantação de grupos de sala de espera para gestantes, mobilização da comunidade, parcerias com empresas, instituições e escolas amigas da amamentação. 
O tema da Semana Mundial da Amamentação de 2010 é: AMAMENTAÇÃO: APENAS 10  PASSOS! O CAMINHO AMIGO DO BEBÊ. Propõe a expansão da Iniciativa Hospital Amigo da Criança (IHAC). 
Como a nutriz precisa de apoio nos primeiros de dias após o parto o Programa MATERNAR pretende ampliar suas ações no decorrer deste ano com treinamento em Manejo Clínico Ampliado da Amamentação. Esse treinamento será específico para o pessoal dos hospitais para que modifiquem condutas e rotinas responsáveis pelos altos índices de desmame precoce, apoiem rotinas de serviços que promovam a amamentação. Toda equipe que assiste mãe e filho precisa estar atualizada para realizar a observação, avaliação e orientação das primeiras mamadas. Com o incentivo à prática do Aleitamento Materno a instituição tem como vantagens como a menor taxa de infecção neonatal, ambiente mais calmo e tranqüilo, estímulo do trabalho em equipe, mais segurança nas emergências, mais economia além de melhor imagem e melhor prestígio.
Também é essencial a atualização dos profissionais do centro de vacinação para que possam apoiar e dar assistência. As maiores dificuldades na amamentação ocorrem nos primeiros vinte dias após o parto, período em que a nutriz vai vacinar seu bebê.
Enfim, as ações propostas pela WABA nesse ano visam aumentar as taxas de Aleitamento Materno Exclusivo, informar a comunidade em geral sobre o direito da mãe de amamentar, direito da criança de mamar o leite de sua espécie, da amamentação como um direito humano a ser protegido pelo sistema de saúde.

 Dez  Passos para o Sucesso do Aleitamento Materno: 

1 – Ter uma norma escrita sobre aleitamento materno, que deve ser rotineiramente transmitida a toda a equipe do serviço.
2 – Treinar toda a equipe, capacitando-a para implementar essa norma.
3 – Informar todas as gestantes atendidas sobre as vantagens e o manejo da amamentação.
4 – Ajudar a mãe a iniciar a amamentação na primeira meia hora após o parto.
5 – Mostrar às mães como amamentar e como manter a lactação, mesmo se vierem a ser separadas de seus filhos.
6 – Não dar a recém-nascido nenhum outro alimento ou bebida além do leite materno, a não ser que tenha indicação clínica.
7 – Praticar o alojamento conjunto – permitir que mães e bebês permaneçam juntos 24 horas por dia.
8 – Encorajar a amamentação sob livre demanda.
9 – Não dar bicos artificiais ou chupetas a crianças amamentadas.
10 – Encorajar o estabelecimento de grupos de apoio à amamentação, para onde as mães devem ser encaminhadas por ocasião da alta hospitalar.
SMAM: www.worldbreastfeedingweek.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário