terça-feira, 5 de maio de 2009

Programa Aninhar em Perigo

O Programa Aninhar de atendimento Humanizado ao RN e família, que atende 92% dos bebês e suas famílias em Uberlândia, favorecendo atendimento e orientação em Amamentação, realizando teste do Pezinho e orientações sobre o primeiros cuidados com o bebê, corre o perigo de ter suas atividades modificadas e encerradas! O Programa que foi uma das bandeiras políticas levantadas pelo atual prefeito, que teve a dedicação e o apoio do mesmo, agora se encontra fragilizado em suas bases, pois correntes dentro da própria Secretária de Saúde desejam retirar destas salas a coleta do teste do pezinho, que é o chamariz, o que primeiramente atrai a população para este local. A retirada deste teste destas salas levaria a uma grande diminuição do número de famílias atendidas, já que as mesmas não precisariam ir até o local para coletar o teste do Pezinho, e consequentemente milhares de famílias deixariam de receber os benefícios que esta sala proporciona, principalmente as orientações oferecidas para a família nos primeiros dias de vida de amamentação e de cuidados com o bebê. Com a diminuição do fluxo de pessoas nesta sala, não haveria razão de manter a estrutura destes locais, especialmente decorados, com técnicas altamente capacitadas, o que levaria ao fechamento destas salas em questão de meses.

Lembrando... Estas salas existem uma em cada UAI, com decoração doada em grande parte pela comunidade que abraçou a causa, profissionais altamente treinados para atendimento das mães, dos bebês, assim com da família ( pais e avós) de forma especial, das 7:00 as 18:30. Dizem as famílias que a consulta é até melhor que em muitos consultórios particulares, só que tem que esperar um pouco para ser atendido, pois o atendimento é individualizado. Tem até médicos Ginecologistas particulares que encaminham pacientes da rede privada que têm problemas com a amamentação , para irem às salas serem orientadas. Desde que a salas foram criadas, o Banco de Leite da UFU duplicou seus estoques de leite materno, pois nestas salas é incentivada a doação de leite. São diversos os depoimentos de quanto estas salas mudaram a vida de muitas famílias, que não tinham dinheiro para comprar o leite para o bebê e conseguiram amamentar, não precisando mais de outros leites, mas somente do peito da mãe. O perigo está na diminuição do fluxo de pessoas nestas salas com a retirada do teste do pezinho, pois as funcionárias contratadas especialmente para esta finalidade, podem ser rodiziadas, ou seja, deslocadas para toda a UAI, e outras funcionárias não específicas podem ser escaladas para esse trabalho, havendo uma queda significativa na qualidade do atendimento, contribuindo para que este Programa morra em pouco tempo.

Devemos enquanto povo de Uberlândia, mulheres e mães que são gratas a esta sala ou um dia serão, pelo maravilhoso atendimento, como eu fui ... lutar para que este benefício conquistado não nos seja retirado. Nos unamos mães, famílias de Uberlândia para que as Salas do Programa Aninhar sejam mantidas no seu formato original, com as cinco ações ( amamentação, teste do Pezinho, cuidados com bebês, cuidados com a nutriz e prevenção da icterícia), com o atendimento por profissionais treinadas apenas "As Aninheiras", como são chamadas amorosamente pelo povo.

Dr. Odelmo e Sra. Ana Paula sempre acreditaram nestas salas, não podem deixar que correntes dentro da própria secretaria de saúde fragilizem este serviço tão bom, que atende com zelo as famílias uberlandenses. Espero que o Dr. Odelmo lute mais uma vez pelo POVO e nos ajude para que as salas do Programa Aninhar se mantenham vivas, como estão, desde 2004.

Conto com cada um de vocês.

Assinado: Uma Mãe Uberlandense !


IMG_9331 Dra. Luciana Herrero

Pediatra, Educadora peri-natal

Consultora internacional de Amamentação – IBLCE

Nenhum comentário:

Postar um comentário