quarta-feira, 4 de maio de 2011

22 DE ABRIL: DIA DA TERRA...








Comemoramos dia 22 de abril O DIA MUNDIAL DO PLANETA TERRA, e para não deixar esta data passar em branco a equipe e usuários do CAPS (Centro de Atendimento Psicossocial) MARIA PIROLA foram às ruas no dia 20 de abril para presentear a população com mudas de flores juntamente com poesias feitas pelos usuários do serviço em oficinas realizadas no CAPS. A intenção deste trabalho foi levar um pouco do nosso desejo de um mundo mais verde, mais florido, e claro, por trás disso o desejo de que a conseqüência seja a diversidade de plantas, árvores, verdes, animais, PESSOAS, assim, quem sabe, a desigualdade diminua...Foi uma excelente mobilização, as pessoas nas ruas adoraram as poesias e as mudas e nos comprometeram plantá-las e cuidar com carinho de cada mudinha. Passamos pelo ponto de ônibus da Praça Coronel José Adolfo, e depois fomos até a Praça Governador Valadares, onde explicamos para cada cidadão a importância do cultivar tudo o que a Terra nos proporciona, pois um dia pode vir a faltar.
A intenção deste trabalho também foi de CUIDAR do nosso planeta que amamos e pelo qual lutamos. Fazer com que perdure sua beleza, e o fazer cada vez mais lindo, com a finalidade de agradecer a natureza, pois ela nos inspira a cada novo dia para o surgimento de lindas artes, de lindas visões, de deliciosos sabores, apesar de todos maus tratos do homem.
Não poderíamos deixar de agradecer a equipe da Flora Urciano pela confiança e pela atenção ao doar as mudas, nós funcionários e usuários do CAPS MARIA PIROLA, assim como o Planeta TERRA, agradecemos a colaboração.


TERRA, PODER DA ÁGUA

JOÃO BATISTA E RAQUEL

Terra adorada é criança deitada no berço com a boca aberta pedindo o céu para matar sua sede. Lá debaixo das folhas mortas, a Terra se move segura de onde vem mais um fardo de fartura.

Terra solo sagrado e chão quente esperando que a semente venha te cobrir de flor, minha alma também espera que no meu peito você plante a semente do amor.

A TERRA DE TODOS E DA NATUREZA

VANDER

A Terra é como o ar e a água

Terra macia, ela e a natureza, a natureza e nosso ambiente. Temos que plantar, aguar, proteger, assim elas vão crescer e a Terra ficará feliz. Sem a Terra e a natureza não temos o que nos alimenta, sem a água não temos como viver, não temos o que comer, o que beber. A Terra é fofa e feliz, temos que limpar para plantar, sem a terra não crescia flores, frutas, arroz, feijão, alface, couve...

A natureza, o meio ambiente, os animais precisam da Terra, Deus fez a Terra para o nosso viver, se não cuidarmos e colocar fogo na floresta, a floresta vai estragar assim como a Terra, não vamos mais alimentar, ter água limpa, ar fresco, alimentos, enfim... A Terra é a coisa mais importante. A Terra e a água será sempre importante para nós junto à natureza. Precisamos de uma natureza limpa para o nosso viver.

A TERRA PEDE SOCORRO

ROSANA

A Terra está sofrendo. O homem destrói cada dia milhares de hectares de terra. E com isso vem a erosão, a seca, falta de água e isto não a deixa produzir.

As plantas já não tem força para germinar para a vida, para sobreviver.as nascentes dos rios estão sumindo. Sem a Terra não haverá verde, ar puro para podermos respirar.

É preciso conscientizar as pessoas que é necessário proteger nossa Terra, fruto do nosso sustento. A Terra clama por solução. Futuras gerações virão, parra isso é preciso que cada um faça sua parte cuidando da Terra com carinho e amor. Então vamos amar nossa Terra!!!

O PLANETA TERRA

ELIANE

Deus criou o Planeta Terra com o propósito de dá vida a tudo que foi criado, Deus criou também a natureza com tudo que ainda existe até hoje. Mas, principalmente, Deus criou o homem e a mulher para cuidar de tudo o que ele fez desde o principio do mundo.

Hoje, infelizmente, o planeta está sendo destruído, pois a natureza esta sendo devastada totalmente pelo homem, está havendo muita destruição na face da terra, porque o homem esta contribuindo para isso. Ninguém sabe até quando a natureza vai resistir a tanta destruição, só Deus sabe até quando o Planeta vai suportar tanta agressão à natureza.

A natureza tem resistido a tudo o que tem acontecido contra ela, o pior é que muitos são prejudicados com a poluição do ar, o gás carbônico dos carros que soltam em meio a tanta gente. Atualmente, com a alta tecnologia o homem tem evoluindo o suficiente, a ponto de aumentar no trabalho vários tipos de soluções que ajudam a preservar a natureza no sentido de resolver alguma coisa importante que perdure para toda vida.


Essa é uma produção da OFICINA DE CARTAS E POESIAS do CAPS MARIA PIROLA...

2 comentários:

  1. Loren, Fernanda e Priscila... Lindo trabalho, parabéns!!!!! O agenciamento de ir à rua, levando mudinhas é potente e multiplicador... um carinho pra natureza, e afeto para quem o recebe inesperadamente, no ponto de ônibus, no cruzamento da rua, no sinal vermelho para pedrestres...Muito legal!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Foi um trabalho realizado com muito amor e entusiasmo por toda equipe, mas principalmente pelos usuários do Serviço de Saúde Mental, pois acredito que são eles quem fazem "ficar diferente" e tão especial, e é uma diferença que somente vivendo dia a dia com eles para conhecer, é algo inesplicável! Além de ser uma tarde divertida, neste dia aprendemos que natureza e homem estão em uma mesma sintonia, e o CUIDAR é algo indispensável,Cuidar de nós mesmos, das outras pessoas, e para que isto se concretize é preciso cuidado com a Mãe Terra, e ela GRITA por socorro todos os dias, mas todos fingem não ouvir!

    ResponderExcluir