sexta-feira, 5 de junho de 2009

A Sofrida Mente Masculina

O psicanalista Contardo Calligaris, italiano com nacionalidade americana e radicado em São Paulo, tem a receita para a mulher que quer fazer do marido o homem mais feliz do mundo: deixe o marido comprar aquela televisão enorme, compartilhe suas fantasias sexuais, incentive-o o largar o emprego e andar de moto pela América Latina. E sempre, sempre, trate-o como um super-herói. Como isso é praticamente impossível, Calligaris, autor da peça O Homem Tarja Preta, se tornou um especialista nas sofridas psiques masculinas.
Acompanhe sua entrevista a VEJA:
Do que, afinal, os homens reclamam?
O homem herdou, em especial a partir do século XIX, dois tipos de papel na sociedade. Um deles era o de provedor, representado pela figura de terno e gravata, marido e pai de família. O outro era alguém eventualmente até próximo de um criminoso. Essas duas figuras representavam quase a totalidade do leque possível da masculinidade. A partir da metade do século passado, a situação começou a mudar. O papel tradicional das mulheres passou por grandes transformações, muito antes dos homens. Elas se tornaram sujeitos jurídicos verdadeiros, não se viam mais na dependência de um casal ou de um marido. E o lugar de provedor, que até então era exclusivamente masculino, passou a ser distribuído entre homens e mulheres. O homem não se justificava mais simplesmente por ser quem dava sustento à família. E o avanço delas no campo até então masculino não parou por aí. Elas passaram a ser mães solteiras, não só por ação do destino, mas por vontade própria. Assim, outra faceta do papel do homem, o de ter e cuidar de uma família, também caiu por terra.
E todos os bons maridos e bons pais, que constroem uma vida em comum, dividem tarefas e parecem muito satisfeitos?
Os homens se adaptaram muito bem à prática de compartilhar a função de provedor com a mulher e mesmo à de dividir as atribuições materna e paterna. Os dois hoje educam e cuidam dos filhos juntos. Ela pode dar muito mais regras e instruções às crianças do que o homem, e ele pode acompanhá-las até o colégio, dois hábitos que, até pouco tempo atrás, eram feitos de maneira inversa. Evidentemente que com alguns percalços, isso tem funcionado. O grande descompasso do homem contemporâneo está em outro lugar. Para ele, mesmo que esteja empregado em um lugar bacana, que esteja ganhando tudo de que precisa e pagando todas as contas, ainda o persegue o fantasma, fruto da tradição, de que ele não está dando o melhor de si.
Continua ...
Postado por Fernanda Pimentel - http://www.viafreud.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário