sábado, 18 de julho de 2009

Sintomas da Atualidade em Curtas Metragem

Artigo do Glogo.com conta como os 'sintomas contemporâneos' influenciaram o Anima Mundi - festival de curta metragens em animação.
Anima Mundi traz filmes com síndromes do dia a dia.
Pânico, rejeição, entre outras síndromes são os temas tratados nos filmes de animação na edição deste ano do Anima Mundi, um dos maiores festivais do mundo, que acontece no Rio de Janeiro.Estamos diante de um homem num ataque de síndrome do pânico. O curta de animação dos Estados Unidos fala dos sintomas e das possibilidades de controle da doença. Osmar é a primeira fatia do pão de forma, descartada por todos. “Eu sempre me lembro que sou uma fatia de pão desprezível”. E esse complexo de rejeição é tratado com muito humor no filme brasileiro.A mania compulsiva da infância, de caminhar contando até dez, se estende a fase adulta e é o assunto do filme Dix, uma co-produção da França e da Inglaterra. Até o próximo sábado (18) o público no Rio vai poder conferir 400 filmes de animação de 40 países. As doenças emocionais predominaram entre os temas dos filmes inscritos para o Anima Mundi deste ano. E ao discutir esses distúrbios vem a dúvida: será que o número de casos aumentou ou simplesmente hoje é possível ter um diagnóstico mais fiel e falar abertamente sobre esses problemas? “Eu tenho mania de arrumar os livros. Tem que estar tudo em ordem, simétrico. A gente vai ficando estressado e vai criando rotinas para tentar se tranquilizar. Aí acaba ficando neurótico”, brinca o professor Paulo Marins. Uma psiquiatra explica que as doenças podem ser provocadas pelo stress da vida urbana que inclui violência, desemprego, drogas. E expor esses problemas num filme de animação ajuda a quebrar preconceitos. “A diferença entre antigamente e hoje em dia é que hoje as pessoas, embora tenham o sofrimento da doença, não tenham mais o sofrimento do estigma”, explica a psiquiatra Fátima Vasconcellos.
Clique aqui e veja o vídeo da matéria. Estou procurando estes curtas comentados para baixar e assim que encontrar, compartilho com vocês...
Postado por Fernanda Pimentel - www.viafreud.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário