sexta-feira, 10 de julho de 2009

Técnicos Canadeses Fazem Formação em Aracaju

A Prefeitura de Aracaju participa das atividades de capacitação especial dos profissionais da Rede de Atenção Psicossocial (Reap) do município. A bateria de aulas e discussões começou nesta segunda-feira, dia 6, e prossegue até a próxima sexta-feira, dia 10, no Classic Real Hotel, localizado na Orla de Atalaia. O grande diferencial da qualificação fica por conta dos palestrantes. O curso está sendo ministrado por membros do Centre for Addiction and Mental Health (Camh), órgão canadense que é referência em saúde mental.
Os três representantes canadenses estão na cidade à convite do Secretário Municipal de Saúde, Marcos Ramos. Recentemente, o secretário foi ao Canadá para conhecer as estratégias de tratamento do Camh com portadores de tormentos psíquicos e usuários de drogas. Com o reconhecimento do trabalho de qualidade desenvolvido na América do Norte, o Governo de Sergipe, a PMA e o Camh firmaram convênio para que o know-how desenvolvido no Canadá seja também repassado aos profissionais daqui.
Esta é a segunda vez em que o Camh está em Aracaju. Neste momento, eles orientam profissionais dos Centros de Atenção Psicossocial (Caps) AD e Vida. Representantes do município de Nossa Senhora do Socorro também foram contemplados com a parceria. Enfermeiros, psicólogos, médicos, técnicos em enfermagem, psiquiatras, terapeutas ocupacionais e funcionários de nível médio e superior participam da formação. A idéia é que futuramente eles se tornem multiplicadores, repassando os conhecimentos adquiridos para gestores e outros profissionais da rede psicossocial de todo o Estado.
De acordo com o canadense conselheiro especial do Camh, Jaime Sapag, a capital sergipana possui um bom equipamento de saúde mental. Eu reconheço também o esforço que a cidade faz para cada vez mais dar um tratamento de qualidade às pessoas portadores de tomentos psíquicos e usuárias de drogas. A ênfase nas questões e oficinas multidisciplinares, por exemplo, são muito importantes e visíveis por aqui, afirmou.

Temáticas

Para o gerente do CAPS AD Primavera, André Calazans, a formação do curso trará novas concepções que abrangem desde questões básicas, como a estrutura territorial, até o tratamento médico e psicológico dos dependentes. Para ele, a oportunidade atende à demanda da sociedade aracajuana com relação às necessidades que vem surgindo no trato à saúde mental no nosso município.
A complexidade que envolve o tema é muito enfatizada por Jaime Sapag. Vários fatores devem ser acionados em conjunto para garantir a qualidade de vida em pessoas com a saúde mental comprometida. A família e a comunidade são partes fundamentais no tratamento. Sem elas, é muito difícil recuperar dependentes em drogas, por exemplo, ressaltou.
A drogadição será abordada também nos seguintes aspectos: situação em Aracaju, rastreamento, avaliação clínica e diagnóstico; transtornos associados; tratamento de jovens; intervenções breves em drogadição; redução de danos da drogadição; entrevista motivacional e estratégias cognitivo-comportamental; além de prevenção de recaídas.

Centro Canadense

O Center for Addiction and Mental Health é um uma organização que cuida da saúde mental em muitas localidades de Toronto, na província canadense de Ontário. Apesar de localizada na América do Norte, o centro faz parcerias em países como México, Guatemala, Honduras, países europeus e Brasil.
Dentre os vários focos de trato lidados pela entidade, esquizofrenia, humor, desordens de ansiedade e personalidade têm lugar de destaque. Há também destaque na atenção dispensada aos dependentes em álcool e drogas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário