terça-feira, 31 de março de 2009

Projeto MATERNAR

Tendo em vista a importância da amamentação na redução da morbimortalidade infantil, a promoção dessa prática deve fazer parte das prioridades de saúde, principalmente naqueles países cujo índice de aleitamento materno está aquém do recomendado pela OMS, como é o caso do Brasil.
Considerando-se que o desmame precoce ainda é um problema de saúde pública em nosso país e o fortalecimento das ações de Aleitamento Materno é uma estratégia fundamental para a reversão desse quadro, fundamental se faz a implantação do Projeto MATERNAR, que visa a melhoria da qualidade de vida das famílias e crianças araxaenses. Para isso, faz-se essencial desenvolver iniciativas que causem impacto no sentido de prestar Assistência Integral à Família Grávida, aumentar a Prevalência do Aleitamento Materno Exclusivo e a Duração do Aleitamento Materno no Município.
Este Projeto apresenta um novo modelo de atuação do profissional de saúde no âmbito individual e coletivo, fornecendo suportes emocional e educativo durante os processos de gravidez, parto, pós-parto, amamentação e educação de filhos. Propõe capacitar os profissionais e agentes de saúde para o desenvolvimento de atividades, com novo referencial no cuidado e na atenção à saúde, que integram os aspectos biológicos, emocionais e sócio-econômico-culturais.
Desta forma os cursos de Educação Continuada visam a formação dos Profissionais de Saúde para a preparação do Homem, da Mulher e de toda a Família para a Gravidez, Parto, Puerpério, Maternidade e Paternidade, de forma responsável, participativa, segura e criativa, numa relação mais saudável com suas emoções, seu corpo e seu meio ambiente.
Trata-se de um modelo de trabalho com enfoque educacional e terapêutico com ênfase na prevenção, no trabalho grupal e transdisciplinar que contribui para a diminuição dos riscos da morbimortalidade materno-infantil.
As atividades destes Programas podem ser desenvolvidas nas Unidades Básicas de Saúde, PSFs, Hospitais, nas Salas de Espera das consultas pré-natais, pediátricas ou exames do recém-nascido.

PROGRAMA GESTAR

CURSO DE EDUCAÇÃO CONTINUADA - TRABALHANDO COM GRUPOS de GESTANTES e FAMÍLIAS GRÁVIDAS


Possibilidades de Intervenção

Público-alvo: Profissionais e Agentes de Saúde que atuam na Rede Pública de Saúde, PSFs e Hospitais. Enfermeiros, Médicos, Fisioterapeutas, Psicólogos, Assistentes Sociais, Nutricionistas, Odontólogos que trabalham ou se comprometam em trabalhar com pessoas no período de Gravidez, Parto, Pós-parto e Amamentação.

Objetivo: Capacitar e atualizar os profissionais para o atendimento integrado e integral às pessoas grávidas, visando o resgate da cultura do aleitamento materno e a melhoria da qualidade de vida da população.

Temas:

. O Mundo Grávido.
. A História de Ser Homem e Ser Mulher.
. Modelos de Trabalho (Grupos de Gestantes, Grupos de Família Grávida, Grupos de Sala de Espera, etc).
. Estratégias para a Implantação do Trabalho.
. Análise das Formas Patogênicas de Comunicação na Relação Profissional de Saúde/Paciente.
Técnicas de Trabalho.
. Treinando a Escuta para o Atendimento Humanizado Integral e Integrado.

. Processos de Gravidez, Parto, Puerpério, Amamentação, Maternidade e Paternidade (Alterações Corporais, Fisiológicas, Vivências Emocionais e as Ansiedades Correspondentes).
. Sensibilização Corporal, Relaxamento, Respirações e Posturas Corporais na Gestação, Parto e Puerpério.
. O Pós-Parto (Depressão, Puericultura Integral, Relacionamento Pais e Filhos na Estruturação do Vínculo Emocionalmente Saudável, etc).
. Ajudando Pai, Mãe e Filho na Amamentação (Manejo Clínico Ampliado da Amamentação).

Certificado: 100% de freqüência.

Carga Horária: 18h (capacitação, estudos, leituras e trabalhos de pesquisa).

Número de Encontros: 04.

Instrutora: Angela Maria Amâncio de Ávila e Equipe de Apoio.

Psicóloga - CRP: 04/2683 - IBLC: 102-17853. Consultora Internacional em Aleitamento Materno - Recertificação pelo International Board of Lactation Consultant Examiners (IBLCE) - Especialista em Psicologia da Gravidez, Parto e Puerpério – Psicologia Social - Psicologia Clínica - Educação Permanente em Saúde: FIOCRUZ/ENSP/MS.

ATIVIDADES A SEREM IMPLANTADAS

Grupos de Gestantes ou Casais Grávidos:
Estes grupos visam oportunizar espaço para que os futuros pais possam trocar informações e experiências, esclarecimento de suas dúvidas, expressão e elaboração de temores, ansiedades e sentimentos referentes à gestação, parto, pós-parto, maternidade e paternidade. Propiciar aos futuros pais a possibilidade de acolherem o filho de maneira mais segura e prazerosa, além de contribuir na estruturação da nova família.

Profissionais: psicólogos, odontólogos, nutricionistas, médicos, fonoaudiólogos, auxiliares de enfermagem, assistentes sociais, entre outros.

O Coordenador dos Grupos e profissionais devem ser capacitados para o Trabalho Grupal com Gestantes, Aconselhamento em Aleitamento Materno e Pais.

Público-alvo: Gestantes, Casais Grávidos, Avós, Adolescentes Grávidas, outros familiares e acompanhantes.

Temas: Gestação, Maternidade, Paternidade, Puerpério, Amamentação, Desmame, Conhecendo a Anatomia dos Genitais Femininos e Masculinos, Alterações Orgânicas, Psicológicas e Sociais, Saúde Oral da Família, Higiene e Alimentação, Orientações sobre Posturas Corporais e Relaxamento na Gestação, Os processos de Parto, Relação Pais e Filhos, Educação de Filhos, Paternidade Responsável, Cuidados do Recém-nascido, Desenvolvimento Psicomotor da Criança, Métodos Contraceptivos - Planejamento Familiar, Leis que protegem a Mulher Trabalhadora.

Grupos de Adolescentes Grávidas:
Assistência às dificuldades na Amamentação (para as puérperas com ingurgitamento, fissuras mamilares, mastites e outras intercorrências e dificuldades na amamentação). Toda mãe após o parto teria sua 1ª consulta de amamentação agendada na unidade de saúde após a alta da maternidade.

Grupos de Nutrizes ou Puérperas:
Trata-se de uma ação educativa de aleitamento materno que fornece a oportunidade à nutriz, principalmente à primípara de revisar as informações recebidas na gravidez ou na maternidade e esclarecer dúvidas no processo de amamentação.

Grupos de Mães e Pais:
São grupos de prevenção, onde os pais ou mães podem receber orientações no manejo e educação dos filhos e expressarem seu momento de vida. Pode ser formado na Sala de Espera das consultas ou por pais encaminhados por escolas e creches.

Grupos de Mães ou Pais de Crianças no Primeiro Ano de Vida.

ABERTURA OFICIAL DO PROJETO MATERNAR
RODA DA GESTANTE


Palestras

Amamentação;
A Importância do Primeiro Ano de Vida na formação do Adulto;Educação Afetivo-Sexual para Adolescentes, Pais, Professores e Educadores; Planejamento Familiar;Educação de Filhos ( limites, comunicação, conflitos);
Cuidado Infantil Integral (pais, babás, avós, educadores de creches e outros cuidadores);
Relações de Irmãos;
Auto-estima;
Os Pais no Mundo de Hoje;
Depressão Pós-Parto;
O Desenvolvimento Infantil;
O Estresse dos Trabalhadores.

OBS: O programa de cursos e palestras poderá ser desenvolvido em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (creches e escolas).

PROGRAMA AMAMENTARAXÁ

Através da implantação deste programa, Araxá poderá se tornar um Pólo de Educação Permanente em Aleitamento Materno (capacitações e atualizações de profissionais da saúde da microrregião para a Assistência, Promoção e Incentivo ao Aleitamento Materno). Este Programa viria de encontro aos Programas das esferas Estadual e Federal Rede Amamenta Brasil.
O Programa AMAMENTA ARAXÁ integrará atividades de ensino através da Educação em Saúde, Pesquisa e Assistência à Saúde Materno-infantil.

Objetivo: Melhoria da Qualidade de Vida Materno-Infantil e Redução da Morbimortalidade Infantil através do Resgate da Cultura da Amamentação no Município de Araxá e Microrregião.

Objetivos Específicos:

. Aumentar a prevalência do aleitamento materno no município e microrregião.
. Prevenir o desmame precoce.
. Encorajar a formação de grupos de apoio à amamentação após a alta hospitalar.
. Aumentar o grau de informação sobre aleitamento materno dos trabalhadores de saúde, das gestantes, das nutrizes e da comunidade em geral.
. Incentivar o trabalho em equipe dos trabalhadores de saúde.
. Incentivar o trabalho conjunto dos trabalhadores de saúde e comunidade.
. Incentivar a participação da comunidade na promoção, apoio e proteção do aleitamento materno.
. Incentivar indiretamente a participação da comunidade em todas as questões relacionadas à saúde.
. Humanizar o atendimento mãe-filho.
. Incentivar a participação Paterna.
. Diminuir a demanda de crianças doentes às unidades de saúde, abrindo espaço para a puericultura.
. Tornar Araxá um pólo de Educação em Saúde para o Aleitamento Materno.

Uma equipe capacitada e bem treinada no Manejo Clínico Ampliado da Amamentação pode influenciar grandemente a incidência do mesmo na comunidade que atua, sendo imprescindível investir no preparo e aperfeiçoamento destes profissionais.

AÇÕES

CAPACITAÇÃO E ATUALIZAÇÃO DE AGENTES DO ALEITAMENTO MATERNO

Manejo Clínico Ampliado da Amamentação


Público-alvo: profissionais e trabalhadores das Unidades Básicas de Saúde, PSFs, hospitais, educadores de creches, bombeiros, agentes de saúde da comunidade, pastorais e profissionais da microrregião de Araxá.

Alguns tópicos: Histórico do Aleitamento Materno-Vantagens; do Aleitamento Materno-Desvantagens; do Uso dos Substitutos do Aleitamento Materno; Causas do Desmame Precoce; Norma Brasileira de Comercialização de Alimentos para Lactentes e Crianças de Primeira Infância; Fisiologia da Lactação; Aconselhamento em Amamentação; Observação e Avaliação da Mamada; Preparação para Amamentação durante a Gravidez; Leis que Protegem a Mulher Trabalhadora; Prevenção e Tratamento de Intercorrências Mamárias e Dificuldades na Amamentação; Amamentação e Trabalho; Ordenha, Coleta, Armazenamento e Conservação do Leite Humano; Técnica do Copinho; Medicação Materna e Amamentação; O processo de Desmame; Dramatização de Atendimento Grupal e Individual e Aspectos Psicológicos da Amamentação.

Carga Horária: 18h (teoria e prática).

Instrutora: Angela Maria Amâncio de Ávila e Equipe de Apoio.

OUTRAS POSSIBILIDADES

. Criação do Site AMAMENTA ARAXÁ;
. Elaboração da CARTILHA AMAMENTA ARAXÁ: Dicas de Amamentação;
. Certificação pela Secretaria Municipal de Saúde dos Selos:
- Unidade Básica Amiga da Amamentação - para a unidade que tiver acima de 60% de aleitamento materno exclusivo;
- Empresa Amiga da Amamentação - para empresas que incentivam e respeitam as leis que protegem a amamentação, farmácias, mineradoras e outras;
- Carteiro Amigo da Amamentação;
- Bombeiro Amigo do Peito;
- Hospital Amigo da Amamentação;
- Escola Amiga da Amamentação - inclusão do tema amamentação no currículo de todas as escolas do município desde o infantil até a universidade. Os objetivos desta ação seriam recriar uma sociedade de cultura favorável à amamentação a partir da infância; capacitar os docentes para desenvolverem o tema amamentação e atividades lúdicas; estimular as pesquisas e trabalhos científicos sobre aleitamento materno;
. Capacitação de Mães Orientadoras em Amamentação - agentes multiplicadores das informações às nutrizes em todos os bairros da cidade;Centro Universitário Amigo da Amamentação - capacitação dos alunos dos cursos da saúde em aleitamento materno;
. Atividades na Comemoração da Semana Mundial da Amamentação (SMAM) – Agosto/2009:
Entrega dos selos de certificação; Homenagens e incentivos às mães que amamentam exclusivamente seus bebês até os 6 meses de vida (painel de fotos no centro especializado ou unidades de saúde); Capacitação dos estudantes dos cursos da saúde e profissionais da microrregião.

Todos os gestores e profissionais que atuam nas maternidades da cidade devem estar capacitados e atualizados para incentivar o Aleitamento Materno. Toda a assistência ao Parto deve ser revista de forma que as rotinas hospitalares e condutas dos profissionais de saúde no trabalho de parto não prejudiquem a amamentação. A primeira mamada será supervisionada, observada e avaliada por profissional capacitado e atualizado em aleitamento materno; e a cada troca de plantão será passado o andamento da amamentação em prontuário próprio.
A nutriz após a alta deverá ter a 1ª Consulta de Amamentação agendada na unidade básica de saúde ou PSF até o 5º dia após o parto. As consultas de amamentação poderão ocorrer após a realização do exame do pezinho ou da orelhinha. As consultas relacionadas às dificuldades da amamentação têm caráter de urgência. O atendimento deve ser precoce e de resolução rápida para evitar o desmame precoce. Após a primeira consulta de amamentação a nutriz poderá contar com os grupos de apoio e terão direito a consultas posteriores sem agendamento prévio de acordo com as suas necessidades ou na data das consultas de controle pediátrico. A assistência à amamentação deve ocorrer permanentemente, mas principalmente nos 3 primeiros meses de vida do bebê, quando ocorre a maioria dos desmames precoces e nos casos de primíparas.
Através de uma concepção integral de saúde, o Projeto MATERNAR pretende também implementar estratégias de promoção, prevenção e proteção social através da proposição de ações de intervenções e capacitação de recursos humanos na área materno-infantil. Preparar cognitiva e emocionalmente as pessoas desde a gravidez, visando à Saúde integral da Família, facilitando o resgate da cultura da amamentação, a estruturação de um vínculo sólido entre pais e filhos desde a gestação, evitando o desmame precoce e o surgimento de focos emocionais na população.
Desta forma, as ações do Projeto MATERNAR além de visarem o resgate da cultura da amamentação, representam uma iniciativa de promoção de saúde, inclusão social e desenvolvimento comunitário no município de Araxá.
Inscrições: Ambulatório de Saúde Mental - (34) 3691-7138 ou 3691-7137.

Setor de Saúde Mental
Secretaria Municipal de Saúde
Araxá - março de 2009

Nenhum comentário:

Postar um comentário