quarta-feira, 26 de maio de 2010

Pós Graduação em Análise Institucional: Esquizoanálise e Esquizodrama - Início

Na próxima sexta-feira dia 28 de maio, terá início em Uberaba, o Curso de Pós Graduação em Análise Institucional: Esquizoanálise e Esquizodrama, oferecido pela Fundação Gregorio Baremblitt de Belo Horizonte. Trata-se de uma conquista importantíssima para a nossa região, extendendo-se ao Estado de São Paulo, já que ao longo dos anos, os interessados em realizá-lo tinham que se deslocar até Belo Horizonte. Araxá estará representada pelas companheiras Camila Bahia Leite, Márcia Jardim e Leonice Inês, psicólogas e enfermeira da rede pública de saúde mental; e Lia da Silva Mocho, que durante muitos anos também atuou na rede.

"Este curso é fundamental para todos os que lidam com o homem e suas relações, instituições, processos sociais e clínicos. Baseado na capacidade de intervir, subsidiando a autoanálise e a autogestão, instrumentaliza as ações no campo da intervenção grupal e em redes, em organizações e processos de trabalho/equipes. É uma ferramenta para a clínica e as intervenções socias,  onde somos chamados a raspar bloqueios, nós, atravessamentos, repetições e complexos, gerando o istituinte,  a cooperação e a mudança. Potencializa a lida com a singularidade, com o diferente e com o devir. Todos nós ( na vida pessoal ou coletiva, nas equipes e nas organizações) não percebemos o quanto de reprodução estéril e antiprodução acumulamos; e nem damos vida à nossa potência produtiva. Mudar esta realidade é uma função do trabalhador que domina este instrumental teórico e prático de intervenção na clínica, pela produção da vida que quase sempre anda evitada, inibida ou bloqueada...  Será uma oportunidade de transformar a capacidade de agir e viver..."
Jorge Bichuetti

Desejo que o resultado dessa experiência seja mesmo a transformação da capacidade de agir e de viver; e que dela nasçam cada vez mais agenciamentos solidários e potentes que possam contribuir com o nosso planeta e com a humanidade que nele habita.
Abraços,
Samara.

Nenhum comentário:

Postar um comentário