quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Algumas Perguntas Típicas dos Grupos de Gestantes e Algumas Respostas

Por que enjôo tanto? O que fazer para melhorar? Por causas hormonais e alterações bioquímicas, pelo aumento do trabalho do estômago que produz mais ácido. O ideal é alimentar no máximo de 3 em 3 horas para não ter enjôos, queda de pressão ou hipoglicemia. Alimentos básicos podem ajudar como pêra, batata cozida, torrada sem gordura, bolacha de água e sal.

Posso tomar leite para melhorar a azia? O leite pode refrescar na hora que é ingerido e aumentará a acidez. Evite tomar líquidos durante as refeições; evite doces, alimentos gordurosos, fermentados e muito ácidos. Coma cenoura crua ou cozida, batata cozida, pêra etc. Alimentar pouca quantidade em intervalos menores. Não usar roupas que apertem o estômago. Comer devagar e mastigar bem.

O que devo comer na gravidez? Não é verdade que a gestante tem que comer por dois na gravidez. A gestante perde mais cálcio para a formação dos ossos e dentes do bebê e ferro para formação do sangue. Portanto ela deve ingerir alimentos que contêm ferro e cálcio (leite, iogurte, coalhada, queijos e alimentos que levam estas substâncias; ovos etc.). Se a vitamina C é ingerida junto com os alimentos que contêm ferro a absorção do ferro será maior. Se a pessoa ingerir Cálcio (leite, queijos) na refeição, o ferro da alimentação não é bem absorvido pelo organismo. Ingerir cálcio fora das refeições. A gestante deve se alimentar em intervalos pequenos e pouca quantidade de cada vez. A alimentação da gestante deve ser colorida (amarelo, verde, branco. Verduras, legumes, frutas e legumes vermelhos, carnes, pães, etc.). A gestante deve ingerir bastante água ou líquidos. Evitar doces, gorduras, refrigerantes, café, chá preto e massas em excesso. O cigarro destrói a vitamina C, então a gestante que fuma deve ingerir mais vitamina C. Se o obstetra prescrever vitaminas usar corretamente para não estar anêmica na gravidez e no pós-parto que exige muito trabalho e da reserva nutritiva da mulher que amamenta.

Tenho gosto estranho de metal na boca. Posso tomar um antiácido? O seu estômago está produzindo mais ácido e a saliva por ação hormonal fica com gosto diferente. Você poderá comentar com o seu médico e se ele achar conveniente irá indicar algum medicamento para aliviar a azia; não use nenhum medicamento na gestação e amamentando sem perguntar o seu obstetra, mesmo que esteja acostumada com o medicamento. Alguns antiácidos podem elevar sua pressão arterial e levar a outros problemas na gestação.

Por que tenho vontade de comer sabão na gravidez? Algumas gestantes têm desejo de comer substâncias estranhas como areia, terra, telhas, sabão porque estão anêmicas faltando algum mineral como o ferro. É bom comentar como seu médico sobre isto.

Desejos existem? Temos desejos de comer algum alimento mesmo fora da gravidez. Ou precisamos que nos agradem por carinho e pedimos a alguém algo que queremos comer; às vezes algo muito difícil de ser encontrado como frutas fora de época.

Que alimentos têm ferro? Feijão, carnes principalmente as vermelhas, gema de ovo (nunca crua porque pode estar contaminada por bactéria como salmonela), folhas verdes, pipoca, miúdos de galinha ou boi etc.

Quantos quilos a gestante pode engordar na gestação? Quanto menos a gestante engordar, melhor. O tanto que a mulher engorda não tem relação com o peso ou tamanho do bebê. A gestante não precisa engordar mais que 10 a 12 quilos. A obesidade pode trazer problemas de saúde para gestante, no parto e pós-parto.

Será que o corpo da gestante voltará a ser como antes da gravidez? Cada pessoa tem uma tendência maior ou menor para ganhar peso. A gestação em si não é motivo de ganho exagerado de peso que dará trabalho para perder após o parto. Mas, não é bom ficar muito ansiosa com a balança que acaba comendo por ansiedade. O corpo grávido leva um tempo para voltar ao seu estado normal, o que é peso a mais tem dificuldade para ser perdido.

O que fazer para melhorar as cólicas do bebê? Alguns bebê, até 3 meses de vida têm cólicas quando mamam ou após mamarem porque seu aparelho digestivo ainda não está bem maduro. O bebê com cólicas larga o seio para chorar esfregando a boca no seio. O mais importante é não se desorientar quando o bebê chorar com cólicas. A cólica só piora se o bebê sentir que a mãe ou cuidador está nervoso e a cólica só aumentará. Se ele está com dor precisa sentir que alguém está apoiando-o, segurando-o no colo e conversando com ele se sentirá mais seguro e calmo. Faça o bebê arrotar depois das mamadas para soltar o ar que engole enquanto mama. Bebês que mamam excesso de leite costumam ter muitas cólicas. Por isso é importante verificar se o bebê está mesmo chorando de fome antes de uma hora e meia após a mamada. O leite materno leva mais ou menos 1,5 h para fazer a digestão. Chás provocam muitas cólicas no bebê. Antigamente usava-se chás pensando que ajudavam a diminuir as cólicas do bebê. Bebês que mamam peito têm menos cólicas que bebês que mamam outros leites. As cólicas são mais comuns nos primeiros filhos pelo fato dos pais estarem mais inseguros e tensos. A maioria dos bebês têm cólicas à tardezinha, quando os pais já estão mais cansados. A mãe ou pai além de conversarem com o bebê podem massagear sua barriguinha com massagens circulares no sentido do relógio para que a criança relaxe e solte os gases. Colocar o bebê de bruço no colo, na coxa ou no berço pode ajudar a relaxar a barriguinha e soltar os gases e melhorar a cólica. O choro é a linguagem que o bebê usa para comunicar que precisa de algo.

Será que o meu peso vai voltar depois do parto? Cada mulher tem uma tendência do próprio organismo para ganhar peso. É natural que a gestante se preocupe com medo de perder a forma antiga, ficar feia. Quanto menos engordar, menos peso para perder após o parto. Tem + ou- 3 k do bebê, peso da água, aumento dos seios e retenção de água no corpo etc. “Dá medo da gente se transformar como pessoa ao se tornar mãe”. Passar de filho para também mãe e pai”.

Qual parto é o melhor, parto normal ou cesárea? Não existe parto ideal ou que é melhor. Claro, se tudo corre bem o parto normal é a forma natural de ter filhos. O corpo da mulher foi feito para isto. Na gravidez todo o corpo se prepara para o parto. As articulações ficam mais frouxas... A recuperação no caso de cirurgia é mais demorada e dolorida. Quando não tem condições, a cirurgia (cesárea) está aí para ajudar. Como toda cirurgia tem seus riscos para mãe e bebê. Não se pode idealizar um só tipo de parto para não se decepcionar se não der certo o parto imaginado. Mas, pela porta natural (parto) ou pela janela de emergência (cesareana), o importante é que o bebê nasça pronto, maduro e que seja acolhido com muito amor e cuidados neste mundo tão diferente do útero: seco, frio, claro, barulhento, grande. Mais importante do que o tipo de parto é respeitar o tempo do bebê; esperar um sinal de que ele está pronto para vir ao mundo e não ter pressa e marcar e tirá-lo do útero antes da hora. Por que tanta aflição e não se espera o sinal do corpo? A mulher deve lutar pelo seu direito de ter o filho como deseja e de respeitar o seu amadurecimento no útero; é uma questão vital. Os pulmões são os últimos órgãos que amadurece no bebê e precisa estar maduro para a respiração da criança.

O parto normal dói muito? “Cada pessoa tem um grau de tolerância para a dor. O importante é compreender o que está acontecendo no organismo. Saber o que é contração; para que serve a contração. Respirar ajuda a diminuir e evitar a dor, a relaxar e a dilatar a porta do útero onde o bebê vai passar. Caminhar durante o trabalho de parto ajuda a acelerar, aquecer e doer menos. Usar a bola, ficar de cócoras, massagens nas costas ou nas cristas ilíacas. Muito importante é ser bem honesta ao dizer para o médico sobre a dor; se está tolerável, mais forte... Reunir no momento do parto o menor número de pessoas ao redor da gestante par que o ambiente esteja calmo. Não é momento de ouvir palpites, partos complicados e pressões. Reúna só pessoas que podem lhe dar afeto, apoiar e que você goste. Seu companheiro, sua mãe, você é que sabe quais são estas pessoas.

Por que tenho caimbras? O que devo fazer par melhorar e preveni-las? Por causas hormonais da gravidez, distensão muscular e pela baixa do cálcio. A gestante deve ingerir muita água e mais alimentos com cálcio como leite ou derivados, e banana (potássio). Com o joelho estendido flexionar o pé para trás em direção ao corpo. As gestantes que vivem em ambientes tensos tendem a ter mais caimbras. Relaxamento pode ser útil.

Tenho medo de cesárea e de parto normal. É meu primeiro filho. Tudo que é novo nos assusta e dá medo. Mas, o bebê vai ter de nascer de um modo ou de outro. É como estivesse numa estrada de mão única, não? Não tem como voltar. Você não é primeira mulher nem a última a ter bebê. A cesárea quando bem indicada é segura.

Como saber se está na hora do parto? As contrações ficam mais fortes, com intervalos menores e ganham um ritmo. Quando nas contrações estiverem de 10 em 10’, a gestante pode se internar. Poderá ou não perder o tampão mucoso (muco que pode ter rajas de sangue ou não que é expelido pela vagina).

Tenho medo do bebê não ser normal. Toda pessoa tem medo de ter filhos com problemas e é bom falar disto que alivia. Todos temos medo de sermos maus e não merecermos um filho sem problemas. Mas, a maioria nasce sem problemas, por que se preocupar se é tão raro? O pré-natal já ajuda a evitar vários problemas.

A anestesia na coluna dói? Dizem que a agulha da anestesia é enorme. O tamanho da agulha não interfere na dor. O que pica é a agulha. A picada dói como uma injeção qualquer e você sente a medicação entrando no local. Uma anestesia no momento do parto é para tirar a dor ou porque o bebê vai chegar daí um pouquinho. É diferente de imaginar uma anestesia hoje sem motivos. A cirurgia só vai começar quando a anestesia tiver pegado, pode ficar segura disto. O anestesista testa o local para verificar se está anestesiado.

Tenho preocupação com a criação de filhos atualmente. Os filhos hoje dão muito trabalho. Filhos como tudo que é importante na vida, exigem investimento de tempo e atenção. A personalidade da criança é construída na infância na relação desta com os pais e cuidadores. Filhos precisam de receber cuidados, sentir que são amados, ter convivência, diálogo, a verdade, aprender a assumir as conseqüências do erro e receber limites( dizer não para o que está errado ou aprender a esperar, o que vai ajudar a criança a ser um adulto equilibrado psicologicamente). Os filhos de hoje não são mais levados ou rebeldes; são os pais que não conseguem serem firmes e por limites aos filhos. Os pais têm culpa por não terem muito tempo com o filho e acabam deixando o filho fazer o que quer. Daí ele cresce desorientado, fraco de caráter, achando que é o dono do mundo e não sabe dizer não para o que não é certo. A família é que dá a base na formação do adulto.

Meu filho mais velho está me chutando a barriga, me mordendo de ciúmes do bebê que vai chegar. Não sei o que fazer. É difícil para a criança saber que vai chegar um irmãozinho. É como o nosso marido ou namorado chegar em casa com outra. O que a gente sentiria? Não é ciúmes, raiva ou medo de ser deixada? Quem garante para a criança que os pais vão continuar a amá-la? Que tem lugar no coração dos pais para cada filho. Nenhum vem tirar o lugar do outro. Primeiro é preciso aceitar que é normal e saudável que a criança sinta e demonstre os seus ciúmes e raiva para não ter de regredir, gaguejar, falar como bebê, voltar a fazer xixi na cama, a mamar, adoecer, dar birras enormes, bater nos coleguinhas etc. A criança deve entender que não é errado ter raiva do irmãozinho ou da mamãe e do papai. Todos temos raiva de quem gostamos; a raiva não destrói a relação nem deixamos de gostar das pessoas porque brigamos com elas. A briga quando construtiva pode até fortalecer a relação. Briga positiva= Uma briga em que sem bater, humilhar ou gritar cada um fala o que sente; e a briga tem início, meio e fim. A criança pode dizer da raiva que sente, mas não pode bater na barriga da mãe ou no irmãozinho. Não mande a criança fazer carinho ou beijar a barriga ou o irmãozinho. Deixe ela extravazar a sua raiva que o amor vai vindo espontaneamente. À medida que a criança perceber que os pais continuam se importando com ela e amando-a não precisará testá-los a todo momento.

Minha barriga parece pequena para 6 meses de gravidez. A de minha prima que está no mesmo mês está bem maior. Será que tenho problemas? “Você parece ter medo do bebê ter problemas. Como é isto? Nenhuma barriga de gestante é igual, mesmo porque as pessoas têm corpos diferentes. Uma é mais pontuda, outra mais redonda,; uma maior, outra menor. Isto não tem relação nenhuma com o tamanho do bebê e se ele tem ou não problemas. O que importa é a medida que o médico faz na consulta medindo o fundo de útero e o contorno da barriga”.

Será que vou ser boa mãe? Darei conta de continuar trabalhando e cuidando bem do filho? “Às vezes a gente pode estar se perguntando se estamos prontas para sermos mães. Agora que vamos ser não só filhas, mas também mães, nos assustamos um pouco. Aos poucos vamos aprendendo a administrar o nosso tempo e continuarmos a ser bons profissionais e boas mães. Mães perfeitas não existem. A mãe que cuida de si está melhor preparada para ser mãe. O que é ser “boa mãe”? A boa mãe é aquela que se permite sentir cansaço, raiva e que tem limites”.

Faz mal fazer sexo na gravidez? Não. O sexo, em qualquer fase da gestação só faz bem para unir o casal, relaxar a musculatura vagino perineal e relaxar o casal momentaneamente. Somente em casos que houver contra-indicação médica é que não deve ser praticado; o que é raro. Existem muitas formas de carinho no sexo além de penetração pênis-vagina.

Será que terei leite suficiente para o bebê? “Podemos estar com medo de não termos amor o suficiente para darmos ao bebê? Ser filha é mais cômodo; a gente recebe afeto; agora teremos que dar afeto”. A princípio toda mulher tem leite e a produção de leite aumenta à medida que o bebê suga. Quanto mais o bebê sugar, mais leite será produzido.

Tenho medo da gripe suína. Como toda gripe é contagiosa devemos tomar os cuidados de prevenção como lavar as mãos com água corrente e sabão, evitar contato com saliva, não compartilhar objetos pessoais como escovas de dentes toalhas de mãos; evitar locais não arejados e com aglomeração de pessoas. Qualquer sinal de gripe com febre, tosse etc procurar um médico. Lembrar que a nossa defesa é aumentar a resistência do nosso organismo com uma boa alimentação, vitamina C (limão china ou qq, acerola, laranja, pimentão etc.). O bebê ao nascer deve mamar que estará recebendo a melhor vacina contra as gripes e outras doenças.

O que posso fazer para não ter estrias? A tendência para estrias varia de pessoa para pessoa. Claro que engordar exageradamente pode fazer aparecerem estrias em quem tem tendência. Comer carne de boi, músculo (contém colágeno), ajuda a melhorar os tecidos.

Amamentar faz os seios ficarem flácidos? Este é um falso conceito de vaidade. Não é amamentar que faz os seios caírem ou ficarem flácidos. A gravidez é que traz transformações na mama. A tendência para flacidez e caimento das mamas depende de cada corpo. O que fica flácido e caído é o corpo da mama e não o mamilo e aréola onde o bebê suga. Ao contrário, ao desmamar gradualmente as mamas poderão voltar ao seu estado anterior mais naturalmente do que bruscamente no desmame abrupto. Assim amamentar ajuda as células voltarem de forma mais natural e diminuir a chance de flacidez e caimento dos seios.

Por que urinamos toda hora no início da gravidez? Porque no início da gestação a bexiga está apertadinha debaixo do útero que ainda não se projetou no anel pélvico (a barriga ainda não aparece). Um pouquinho de urina que chega dá desconforto e tem que ser esvaziada. No final da gravidez também a mulher urina com freqüência porque o útero está pressionando a bexiga com a cabeça do bebê virado para baixo para nascer.

Por que as gestantes costumam ter varizes? O sangue aumenta o volume na gestação e sua velocidade fica menor para retornar das extremidades (pernas e braços). É preciso fazer exercícios circulatórios e elevar as pernas apoiadas para ajudar no retorno do sangue par o coração.
Angela Maria Amâncio de Ávila

Nenhum comentário:

Postar um comentário