quarta-feira, 30 de setembro de 2009

IV Conferência Nacional de Saúde Mental deverá acontecer em 2010

O governo vai convocar a 4ª Conferência Nacional de Saúde Mental para discutir entre outros assuntos a questão da saúde mental no Brasil. A decisão é do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e foi comunicada pelo seu chefe de gabinete, Gilberto Carvalho, aos representantes da Marcha pela Reforma do Sistema Psiquiátrico, realizada hoje (30) na Esplanada dos Ministérios, em Brasília.
O grupo entregou a Gilberto Carvalho um relatório com as denúncias de mortes de pessoas com transtornos mentais nas unidades de internação por uso indevido de medicamentos. De acordo com a secretaria-executiva da Rede Nacional Internúcleos da Luta Antimanicomial (Renila), Nelma Melo, Carvalho entendeu a urgência de se tomar as medidas para combater o problema "das mortes nos hospitais psiquiátricos".
Segundo ela, a expectativa é de que a conferência seja realizada em 2010. O último encontro nacional para discutir a assistência à saúde mental foi realizado em 2001.
Durante a marcha, os manifestantes pediram a humanização das políticas públicas para o tratamento de 23 milhões de brasileiros com distúrbios mentais.

Agência Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário