quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Dicas de Amamentação

A Amamentação evita alergias e infecções e fortalece o vínculo mãe filho. Quanto tempo o bebê deve ser amamentado?
Quem resolve quando quer desmamar a criança é a dupla mãe e filho. Nenhuma pessoa ou profissional de saúde tem o direito de criticar ou de pressionar a mãe para desmamar o filho. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) e Ministério da Saúde para ter um desenvolvimento adequado e saúde a criança deve mamar exclusivamente no peito até os 6 meses de vida e a amamentação deve ser completada até 2 anos ou mais.

Aleitamento Materno Exclusivo: A criança recebe apenas leite diretamente do peito da mãe ou ordenhado mais as vitaminas ou medicamentos que necessite.
OBS: Se a criança recebe água, chá, suco ou qualquer outro líquido ou sólido, o aleitamento não é exclusivo.

Como preparar as mamas durante a gravidez para a amamentação?
Não usar nenhum produto nos mamilos e aréola (bola marrom do seio). Cremes, óleos, hidratantes, sabonetes e outros produtos podem ressecar, descamar e despigmentar a área mamilo-areolar predispondo-a a fissuras. O uso de buchas, toalha e qualquer fricção nos mamilos pode machucá-los.

Quando o bebê deve ser colocado para mamar após o parto?
O mais cedo possível após o parto, logo que a mãe estiver bem e disposta para isto. Bebês que são colocados no peito mais cedo apresentam menos problemas na amamentação e mãe e filho se apegam mais facilmente. A primeira mamada deve ser realizada num ambiente de tranqüilidade e apoio, sem pressão, sem palpites, mas com muito afeto e colaboração principalmente do pai e dos avós; só assim a mãe terá afeto bastante para dar ao filho que chega ao mundo.

Quando chega o leite da mãe após o parto?
Na mãe de primeiro filho, o leite geralmente chega na noite do 3º para o 4º dia após o parto. Em casos de mães de 2º filho em diante o leite poderá descer antes deste tempo. E mães que fizeram plástica redutora devem ser observadas e algumas precisam estimular mais suas mamas com massagens e ordenhas nos intervalos além da sucção do bebê.

O bebê não vai ficar com fome mamando só o colostro que é aquela aguinha que tem no peito até o leite chegar?
Não. O colostro tem todos os nutrientes que o recém-nascido precisa. Ele contém água, sais minerais, proteínas, hormônios de crescimento, açúcares e gorduras essenciais em quantidades mais concentradas e adequadas ao crescimento saudável do bebê humano.

Em que posição mãe e bebê devem estar durante a amamentação?
A mãe deve estar sentada bem confortável, com as costas escoradas se possível; o bebê deve estar desembrulhado do manto e com o mínimo de roupas para facilitar o contato pele a pele, mesmo se estiver fazendo frio, pois o calor do corpo da mãe aquece o filho. O bebê deve estar com o corpo voltado para o corpo da mãe (umbigo da mãe com umbigo do bebê). As mãos do bebê devem estar soltas, uma embaixo da axila da mãe como num abraço e a outra sobre o seio materno. O bumbum do bebê deve estar apoiado no colo materno e a cabeça mais alta que seu corpo no canto do antebraço. O queixo do bebê deve estar encostado ao seio da mãe. As costas da criança devem estar retas sem curvar.

Como saber se o bebê está sugando corretamente?
Uma Pega Correta evita rachaduras nos mamilos e facilita a obtenção de maior quantidade de leite pelo bebê. O bebê deve estar com o corpo voltado para o corpo da mãe e com o queixo encostado no seio em que mama; os lábios devem estar abertos como uma boquinha de peixe abocanhando toda a parte inferior da aréola (bola marrom do seio) e deixando um pouco da aréola superior à vista. Só assim o bebê pressionará com as gengivas os depósitos cheios de leite que ficam no fim da aréola. Uma sucção eficiente não ocorre com barulhinhos, estalidos, bochechas tensas ou covinhas do bebê. A mandíbula do bebê sobe e desce se observarmos de lado, como se o bebê mastigasse. A cada 2 ou 3 sugadas do bebê ouve-se o barulhinho da deglutição do leite que se acumula na sua boca. Se a pega do bebê estiver correta, a mãe não sentirá dor ao amamentar; o selamento labial estará perfeito, o mamilo arejado e posicionado no céu da boca da criança corretamente extraindo leite dos depósitos (na aréola).

PEGA CORRETA

Boca bem aberta e queixo encostado no peito.
Lábio interior virado para fora.
Língua acoplada em torno do seio como concha.
Bochechas redondas.
Mais aréola acima da boca do bebê.
Sugadas lentas, profundas, sem ruídos e com pausa.
Pode-se ver ou ouvir a deglutição.
Boca pouco aberta.
PEGA INCORRETA

Lábio inferior para dentro.
Língua do bebê na visível.
Bochechas tensas ou covas.
Mais aréola abaixo da boca. do bebê.
Apenas sugadas rápidas.
Ouvem-se ruídos altos.

Como saber se o leite desceu?
Os peitos ficarão quentes, duros e com maior volume. Geralmente isto ocorre nas mães de primeiro filho na noite do 3º para o 4º dia após o parto. O auge da produção de leite (empedrado) ocorre geralmente em torno do 5º ou 6º dia após o parto.

Qual a aparência do leite materno?
O leite materno tem aparência aguada e rala. 2/3 do leite materno é fabricado durante a sucção. O leite do início da mamada é mais ralo e aguado; contém água, sais minerais, proteínas, hormônios do crescimento, açúcar (lactose), anticorpos (vacina). O leite do fundo do peito é mais grosso e só é produzido durante a sucção além de mais calórico e rico em gorduras. É o que engorda e sacia o bebê. Por isso o bebê deve esvaziar bem uma mama até esgotá-la e só assim passar para a outra. O leite humano pode variar em qualquer tom de branco, cinza, bege, verde ou amarelado. Quando for vermelho cor de tijolo, é bom que seja avaliado; pode ser que tenha rompido algum vaso sanguíneo na mama. O leite humano pode variar de cor e sabor de acordo com a alimentação da mãe. Ex: Se a mãe come muita cenoura ele pode se tornar mais amarelado. Se come ora pronóbis, esverdeado. O leite da mãe tem a propriedade de absorver odores. Se a mãe guarda ou congela seu leite em vidro tampado sem colocá-lo em uma vasilha plástica, este pode ficar com cheiro de carne, etc.

Colostro: Leite do 1º ao 7º dia após o parto.
Leite de Transição: Leite do 7º ao 15º dia após o parto. Leite Maduro: Leite do 15º após o parto.
O leite humano varia de composição de acordo com as necessidades da criança em cada idade.

OBS: Se o bebê nasce prematuro o leite que a mãe produz é próprio e adequado para ele. Contém mais rico zinco e anticorpos por exemplo.

Como evitar seios empedrados?
Amamentando o bebê sempre que ele quiser. Não usando compressas quentes ou geladas nos seios; o calor leva a um aumento da circulação sanguínea e consequentemente, do hormônio responsável pela produção de leite, o que levará a mais empedrado e cria-se um círculo vicioso. O gelo após o seu uso atua como o calor. O empedrado geralmente é bilateral e a dor e desconforto da mãe melhoram após o esvaziamento das mamas. Antes das mamadas, nos primeiros 10 dias após o parto, apalpar os seios para verificar se existem pontos empedrados; massagear com as polpas dos dedos com massagens suaves, circulares e numa profundidade de mais ou menos 2 cm e “varrendo” com os 4 dedos desde o começo do seio até a ponta. Em seguida, retirar o excesso de leite da mama manualmente: pressionar com as polpas dos dedos indicador e polegar ou polegar e médio e empurrar para o corpo enquanto puxa para frente, até que o leite esguiche. Se não sair leite é porque os dedos não estão pressionados um ao outro comprimindo os canais da mama. Não utilizar bombas ou tira-leites; estes podem levar os mamilos a graves fissuras. Seios empedrados podem provocar calor e rubor em toda a mama e geralmente é bilateral. Também febre pode ocorrer; e após o esvaziamento das mamas estes sintomas desaparecem. Se o bebê mamar nos seios empedrados estes poderão ferir e doerem o que predispõe à entrada de microorganismos causadores de mastites. Se o excesso de leite não for retirado na fase de empedrado, a produção láctea poderá cair e até secar, pois a glândula produtora de leite (alvéolos) está sendo comprimida. Nesta fase de desequilíbrio as mamas devem ficar eretas sem dobramento dos canais (ductos). Aos poucos, depois de aproximadamente quinze dias após o parto, a quantidade de leite que é produzido vai se equilibrando; só vai produzir o que o bebê mamar; as mamas já não vazam ou ficam empedradas; apenas ficam cheias nos horários das mamadas. Quando precisar aliviar o empedrado poderá doar este excesso de leite ao BANCO de LEITE HUMANO; ele poderá salvar vidas de outros bebês doentes que dele precisam. A doadora deve se informar no Banco de Leite Humano para receber as orientações prévias necessárias.

Se retirar leite do peito não vai faltar para o bebê?
Não. Ao contrário. Quanto mais leite se retira do peito, mais é produzido. Aliás, a melhor forma de se aumentar a produção de leite de uma mãe é ordenhar 3 a 4 vezes ao dia entre as mamadas ou o fazer o bebê mamar mais frequentemente.

Como são as fezes do bebê que mama só o peito?
São líquidas ou/e pastosas, podendo variar do verde espinafre ao amarelo. O bebê que mama só o peito nos primeiros dias de vida o bebê evacua toda vez que mama. Depois de alguns dias vai evacuar uma ou mais vezes e alguns podem falhar até uns 5 dias sem evacuar. Se isto ocorrer, a mãe deve comentar com o pediatra até mesmo para se tranquilizar. É que às vezes o leite materno é tão bem absorvido e pode acontecer de não sobrar resíduos para evacuar.

Como saber se o seu leite está sendo suficiente para o bebê?
O bebê que mama suficientemente molha de 6 a 8 fraldas em 24h; sua urina deve ser bem clarinha. Mamando o leite posterior (do fundinho do peito), ficará saciado, tranqüilo e ganhará peso ideal na balança. Não se pode esquecer que o desenvolvimento do bebê deve ser avaliado também pelo o crescimento e não só o aumento de peso.

E quando a mãe volta a trabalhar, como deve proceder?
Se a mãe tiver de voltar a trabalhar antes dos 6 meses de vida do bebê, ela poderá, quinze dias antes da volta ao trabalho, congelar o leite retirado manualmente. Após os 6 meses a mãe poderá amamentar os horários que estiver em casa, nos demais, a criança será alimentada também com outros alimentos essenciais ao seu desenvolvimento e nutrição. Para ordenhar o leite será mais fácil pela manhã, já que a maior produção de leite ocorre na madrugada quando a mãe está em repouso. A mãe deve lavar as mãos com água e sabão, estar com os cabelos presos e as janelas fechadas e em local limpo e que não seja a cozinha ou banheiro para não haver contaminação. O leite deve ser retirado em um copo de vidro (esterilizado previamente 20’ em água fervente). A cada coleta, ferve-se um copo e leva-o ao vidro do congelador que não poderá ficar fora do congelador. Também devem ser esterilizados da mesma forma os vidros de congelamento do leite materno e etiquetados com a data da primeira coleta antes de serem congelados. Os vidros devem ser enchidos deixando-se um espaço vazio para a dilatação com o congelamento e bem rosqueados. Estes vidros com leite cru devem ser congelados e guardados em congelador ou freezer por 15 dias em vasilhas plásticas tampadas. O leite retirado do seio poderá ser conservado 24h na prateleira da geladeira e administrado ao bebê dentro deste prazo. A criança vai aos poucos percebendo que a mãe vai, mas, voltará e assim aprenderá a confiar no mundo e nas pessoas. O que determina ser boa mãe não é a quantidade de tempo que se passa com o filho, mas a qualidade e afetos envolvidos neste tempo de convivência.

Como descongelar o leite materno e dar ao bebê?
Coloca-se o vidro de leite congelado em banho-maria; quando a água começar a aquecer desliga-se o fogo e coloca-se o vidro até que o leite derreta todo. Pode misturar a gordura que fica na superfície levemente sem sacudir para não alterar o sabor, senão o bebê pode estranhar o gosto. Este leite pode ser administrado ao bebê em copinho plástico ou xícara de vidro com borda. A pessoa que for dar o leite no copinho fica assentada, com pernas cruzadas e o bebê no oco das pernas com cabeça acima do próprio corpo como se estivesse assentado. O copo deve estar com leite apenas até o meio e deve ser colocado dos dois lados da boca do bebê e inclinado pra entornar o leite apenas quando o bebê fizer movimentos de busca com os lábios, gengiva ou língua. O bebê começa lambendo o leite e acaba sorvendo-o. Voltar à posição inicial do copo sem retirá-lo dos cantos dos lábios do bebê e voltar a incliná-lo quando perceber a busca. Se sobrar leite no copinho joga-se fora.

Quanto tempo pode ser aproveitado o leite descongelado?
O leite descongelado poderá ser conservado na prateleira da geladeira apenas 24h. Nunca na porta da geladeira ou fora desta.

O que fazer para prevenir rachaduras ou fissuras mamilares durante a amamentação?
Não usar na aréola e mamilos fricções, sabonetes, cremes, óleos ou pomadas; isto pode predispor as mamas a fissuras. Após o parto, arejar bem as mamas mantendo-as secas ao ar e retirar o excesso de leite. Se o bebê sugar a mama empedrada, vai extrair pouco leite e vai machucar os mamilos. Se o seio estiver empedrado, a pega vai ficar incorreta, o que constitui a maior causa de rachaduras. Evitar deixar as mamas úmidas com protetores ou conchas; evite a bomba ou tira-leite para ordenhar o leite materno, isto poderá ferir os mamilos. Evitar o uso de conchas, protetores de seios ou fraldas nos seios; isto faz com que as mamas fiquem úmidas e constitui um meio propício para proliferar bactérias.

Quais os sinais de Mastite?
Mastite é uma inflamação das mamas. Os principais sinais de mastite geralmente são dor e rubor (vermelho) localizados na mama; geralmente é unilateral; a dor não alivia após a ordenha da mama. A mulher sente um mal estar geral, febre e dor em todo o corpo. A mulher deve ordenhar o seio afetado bastante; não deixar leite represado e colocar o bebê para mamar neste e descansar bastante. Se a febre e os sinais persistirem após 24h, procurar o médico para avaliar e medicar se for necessário. Continuar ordenhando mesmo que tenha que usar medicamentos temporariamente que melhorará mais depressa. Se tiver abcesso próximo à aréola e tiver que ser drenado, amamente no seio que está bem até melhorar o quadro e conseguir amamentar neste. Evite mastites prevenindo rachaduras, empedrados e usando soutien. Geralmente a mulher estressada tem mais predisposição a empedrados persistentes e exagerados e a mastites; esta mãe precisa de descanso, tranqüilidade, de muito apoio emocional do companheiro e familiares e de ajuda do profissional de saúde.

Qual a duração das mamadas?
O bebê quando não tem nenhuma recomendação especial do pediatra deve mamar no intervalo que quiser (livre demanda). O recém-nascido precisa ser amamentado mais frequentemente para não ter hipoglicemia (mais ou menos de 3 em 3h). Aos poucos, se o bebê está se desenvolvendo (curva de peso e crescimento), o pediatra poderá autorizar a suspensão de uma mamada do meio da madrugada. A duração da mamada é o bebê que vai regular; alguns mamam o que precisam em 30’; outros mais vorazes o fazem em menos tempo.

O bebê deve sugar as 2 mamas em cada mamada?
O bebê precisa mamar uma mama até esgotá-la; só assim chegará ao leite do fundo do peito que é o mais calórico, que engorda e sacia a criança. Até o leite descer o bebê deve sugar as duas mamas para estimular igualmente a produção de leite. A maioria dos recém-nascidos não consegue esgotar as duas mamas até o final, portanto o ideal é que sugue uma mama em cada mamada. Aos poucos o bebê vai conseguindo esgotar as duas mamas em todas mamadas.

Existe leite fraco?
Não existe leite fraco. Pode ocorrer do bebê não mamar o leite do fundo do peito que é 5 vezes mais calórico e gorduroso e por isso não ganhar peso, não ficar saciado e querer mamar muito freqüente até de hora em hora.

Qual o intervalo ideal entre as mamadas?
O ideal é a LIVRE DEMANDA. O bebê mama quando ele quer. Afinal ele não é automóvel que esvazia o tanque certinho. O apetite do bebê, como o nosso pode variar. Quando nasce o bebê deve ser acordado e colocado para mamar nas duas mamas para estimular a chegada do leite no O colostro não esguicha e enche as mamas, mas é mais concentrado do que o leite que chegará e contém tudo que a criança necessita nesta fase. Portanto máximo de 3 em 3 horas para que não tenha hipoglicemia. A maioria dos bebês precisa ser estimulada e acordada para pegar bem o peito. Ás vezes o bebê quer mamar num intervalo de duas horas ou duas horas e meia. Aos poucos o bebê vai criando o próprio ritmo. A digestão do leite materno leva mais ou menos 1:30. Se o bebê mamar mais do que precisa pode sobrecarregar o estômago e ter cólicas.

Referências:

LANA, A. P. B.- O Livro de Estímulo à Amamentação. S. Paulo: Atheneu: 2001.
MELO, S. L. de-AMAMENTAÇÃO Contínuo Aprendizado. B. Horizonte: COPMED: 2005.
REGO, J. D. -Aleitamento Materno. S. Paulo, Atheneu: 2001.
TAMEZ, R. N.- CARVALHO, M. R. de - Bases Científicas para a prática profissional. Rio de Janeiro, Guanabara Koogan: 2002.

Sugestão de sites:
http://www.aleitamento.com/
http://www.ibfan.org/
http://www.jped.com.br/
http://www.iblce.org/

Elaboração: Angela Maria Amâncio de Ávila IBCLC -10217853

Nenhum comentário:

Postar um comentário